Meu objetivo geral é descobrir a melhor composição de investimento em Marketing Digital para gerar o maior resultado (normalmente em vendas) de maneira saudável e sustentável.

Atuo com 3 pontos principais que acredito que auxiliam empresas na jornada de trabalhar com o marketing digital contempôraneo:

  1. Mídia Digital
  2. Tecnologias para Eficiência no Marketing
  3. Data Science / Business Inteligence

Cada uma delas contém pontos específicos que, em conjunto, conseguem lidar com o Marketing Digital 360° de maneira eficiente, trazendo resultados mensuráveis e buscando o crescimento do negócio.

Para expressar esse ponto, usamos a fórmula “CLTV / CARC > 1”, ou seja, o foco é que o usuário gere mais dinheiro pra empresa do que gastamos para atrair e reter ele, sendo esse o objetivo principal da área de Digital como um todo no longo prazo (ROI positivo).

Para conseguir esse resultado, trabalho de maneira conjunta em todas as etapas da jornada de compra do usuário, sempre testando de maneira data-driven qual a melhor comunicação para a gestão do ciclo de vida desse cliente.

Nossa jornada começa com uma análise das necessidades do cliente e do mercado-alvo. A partir daí, aplico uma variedade de metodologias e técnicas, como o Desirability-Viability-Feasibility (DVF), que divide as métricas de negócios em três componentes essenciais: Desejabilidade, Viabilidade e Fazebilidade. Essa abordagem oferece uma visão completa do produto, orientando seu desenvolvimento tanto do ponto de vista de mercado quanto técnico.

Outra ideia fundamental que incorporo é o conceito de SLG (Seed - Launch - Grow), que espelha os estágios de "levantamento de capital" de startups. Independentemente de serem startups ou produtos digitais estabelecidos, cada estágio exige uma abordagem única, seja em termos de equipe, processos ou estratégia.

No campo da comunicação (Promotion), a expansão das mídias digitais criou uma rica variedade de canais. Eu separo entre Earned, Paid e Owned Media, compreendendo suas subdivisões e como cada uma pode ser aproveitada em diferentes estágios de crescimento, de acordo com a dinâmica do funil de vendas.

Para manter a agilidade e a eficiência, adoto princípios Lean e Agile não apenas no desenvolvimento de produtos, mas também em toda a organização. Isso permite que a empresa se adapte rapidamente às mudanças do mercado e otimize os processos de forma contínua.

Price: Análise financeira da unidade de negócios, incluindo Custo de Aquisição de Cliente, Custo de Retenção de Cliente e Valor Vitalício do Cliente.

Product: Desenvolvimento de produtos digitais utilizando abordagens Lean e Agile, focando em métricas-chave e oferecendo um MVP (Produto Mínimo Viável) inicial.

Promotion / Comms: Estratégias de comunicação digital que abrangem Earned Media (Mídia Conquistada), Paid Media (Mídia Paga) e Owned Media (Mídia Própria) para atingir diferentes estágios do funil de vendas.

Place (digital environment): Utilização de Business Intelligence, Big Data, Machine Learning e IA para otimizar operações no ambiente digital.

Lean: Aplicação de princípios Lean para eliminar desperdícios e melhorar a eficiência em toda a organização.

Agile: Adoção de metodologias ágeis para promover flexibilidade e adaptabilidade em processos e equipes.

DVF (Desirability-Viability-Feasibility): Avaliação de produtos digitais com base em três componentes-chave: Desejabilidade, Viabilidade e Fazebilidade.

SLG (Seed - Launch - Grow): Estratégia que aborda os estágios de desenvolvimento de produtos digitais, adaptando-se às necessidades específicas de cada fase.

CRO (Otimização da Taxa de Conversão): Foco na melhoria da experiência do usuário (UX) e no desenvolvimento técnico para maximizar a conversão.

Business Unit Economics: Análise financeira detalhada das operações de uma unidade de negócios, incluindo custos e receitas.

Business Intelligence: Utilização de dados para obter insights acionáveis e informar a tomada de decisões estratégicas.

Metodologia